quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Relatório da aula do dia 10/07/12 , sobre os Solos Brasileiros.



            No dia 10/07 tivemos aula com o professor  Salvador de geografia , e ele sempre querendo nos agradar da melhor maneira possível, nos levou para assistir uma aula em um campo enorme que tem atrás da escola. O nosso assunto era sobre os solos e fizemos uma aula maravilhosa e a gostaríamos de mostrar o que aprendemos através dessa matéria.
Estudar os solos é importante, pois eles são elementos fundamentais na compreensão da dinâmica da paisagem de qualquer ponto da terra.
           Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochosa que, por ação do clima (chuva, temperatura, ventos, gelo, etc.), dos microorganismos (fungos, algas bactérias e outros) e da força da gravidade, se diversifica em muitos tipos.
         A grande variedade de solos reflete as condições climáticas das regiões, a variação do relevo e do material rochoso de origem.


          O solo é dividido em camadas horizontais, chamados de horizontes. As características que podem ser levadas em conta para diferenciação dos horizontes dependem do conhecimento da pessoa que está realizando o trabalho e são baseados em alguns critérios como textura, cor consistência, estrutura, atividade biológica, tipo de superfície dos agregados, etc.
          Normalmente o solo possui três horizontes bem fáceis de distinguir, o horizonte O, que representa a matéria orgânica presente na superfície; o horizonte A, que representa a região em que o solo perde material para as camadas mais profundas e o horizonte B, local em que se acumulam os materiais perdidos pelo horizonte A.
          Outras camadas importantes para se distinguir um perfil de solo são o horizonte C, e R, caracterizados pela rocha matriz decomposta (C) e não decomposta (R).
          No exame do perfil do solo três variáveis são de fácil identificação, podendo ser realizadas no campo e por pessoas sem experiência nesta área.
          A cor é uma das características que mais chamam a atenção, devido às várias tonalidades de coloração existentes no perfil, permitindo uma rápida delimitação dos horizontes.
           Na determinação da cor do solo 3 são os fatores predominantes; a matéria orgânica, que confere uma cor escura; o ferro, que confere um tom avermelhado e quantidade de sílica, que clareia o horizonte. Ou seja, quanto mais escuro (negro) for o solo, mais matéria orgânica ele possui; quanto mais vermelho, mais compostos de ferro e quanto mais claro (branco), mais sílico terá.
           Enfim, foi isso o que aprendemos sobre os tipos de solos. E em breve mais assuntos relacionados ao meio ambiente. Fiquem Ligado pessoal !

Um comentário:

  1. Muito bem pessoal. Gostei dessa postagem de vocês porque fica bem claro a nossa intenção de aprendermos sobre o solo indo a um lugar onde possamos perceber os diferentes horizontes desse solo. É isso mesmo acredito que aprendemos muito quando realizamos a teoria e a prática conjuntas, abraços e até uma próxima.

    ResponderExcluir